Como conquistar a empatia de seus clientes no primeiro contato
Saiba criar afinidade na primeira abordagem e ter impactos nas vendas de sua loja
Sentir-se diferenciado é uma característica comum dos “homo sapiens”, então como trabalhar essa necessidade no processo de vendas e conquistar simpatia de seus clientes logo na primeira abordagem?
1° Passo: Defina sua persona
Sua empresa tem um cliente típico, e seus vendedores precisam conhecer esse perfil muito bem! Caso não saiba quem é a sua persona, você pode identificar dentre os seus negócios o perfil de clientes mais comum. Normalmente, ele representa 80% de suas vendas. Além disso, existem algumas perguntas que podem ajudar a descobrir quem é sua persona, são elas:
- O meu cliente típico é homem ou mulher? (Essa pergunta te ajudará a estabelecer a comunicação correta com ele ou ela)
- Qual a faixa de idade e de renda do meu cliente típico?
- O que meu produto ou serviço ajuda a resolver? Quais são os problemas que o meu cliente típico enfrenta?
- Quais são os desejos de meu cliente típico que o meu produto ou serviço pode ajudar a realizar?
- Quais são os principais desafios do meu cliente típico?
- O que ele lê? Como ele se comunica?
Com esses questionamentos sua empresa consegue traçar um perfil do seu cliente padrão ou sua persona e assim direcionar a abordagem de seus vendedores de acordo com esse público. Além de estabelecer prospecção com pessoas com os mesmos interesses.
2° Passo: Que problema o seu produto ou serviço resolve?
Essa é outra informação fundamental para estar na “ponta da língua” de seus vendedores. Seu produto ou serviço resolve problemas de seus clientes e, consequentemente, daquelas pessoas que você vai abordar.
Todos no seu negócio, e principalmente a sua equipe de vendas, têm que estar preparados para responder a esta questão de forma simples, objetiva e curta. Exemplo: que problema o Mercado Livre resolve? Ajuda pessoas a comprar e vender online.
3 º Passo: Foco 100% no cliente e em suas necessidades
Se as duas primeiras dicas têm relação com estudar e aprender quem é o cliente de sua loja e as pessoas que seus vendedores deverão abordar com 80% de chances de sucesso, os próximos dois passos vão ajudar a manter um relacionamento duradouro com os seus clientes.
Conhecendo bem o seu cliente típico e as suas necessidades é hora de pôr em prática esses conhecimentos. É preciso estar 100% atento às expressões verbais e não verbais da pessoa que está atendendo e ser assertivo na hora de falar do problema que você entende que ele tem, e de como o seu produto ou serviço foram feitos exatamente para aquele tipo de problema que você acabou de ouvir.
Para isso, seus vendedores têm que estar totalmente conectados com aquele momento de comprometimento em atender às necessidades daquele cliente ou prospect, as quais, de antemão, eles já conhecem.
4º Passo: Chame-o pelo nome
Nosso nome é único. É o que nos distingue dos demais e, portanto, tem uma força emocional enorme. É muito bom ouvir alguém que você acabou de conhecer chamá-lo pelo seu nome. Sinal de atenção, de distinção. Pode parecer simples, mas nada mais elegante do que ser tratado pelo seu nome. Em vendas, isso é fundamental e uma regra que não deve nunca ser quebrada.
Depois dessas orientações com certeza seus vendedores terão mais resultados. Quando se tem um atendimento de vendas melhor, os resultados são muito mais efetivos. Aproveite e capacite ainda mais seus vendedores, experimente nossos cursos online gratuitamente!