7 passos para vender muito mais

Nossas dicas podem ser inseridas na rotina de seus vendedores rapidamente e farão seu negócio render muito mais
Vender pode até parecer natural para alguns profissionais, mas nem sempre é assim para todos! Por isso, separamos 7 dicas que vão tornar o processo de vendas do seu time muito mais eficiente e com mais resultado.
1.Planejar o dia
Antes de iniciar qualquer trabalho de prospecção, visitação ou vendas balcão ou serviços de maneira geral, sua equipe de vendas precisa ter definido quais os resultados precisam atingir durante aquele dia. Isso fará toda a diferença. Ninguém atinge algo que não está definido! É preciso ter direcionado para a meta que se espera alcançar!
2. Estudar o cliente e personalizar o atendimento
Todo mundo gosta de se sentir único, exclusivo. Oriente sua equipe de vendas, a fazer com que cada um de seus clientes se senta assim. Afinal, vender é satisfazer necessidades e desejos que não são apenas técnicos.
3. Criar vínculo duradouro com os clientes
Pessoas gostam de atenção e seus vendedores precisam gostar de pessoas e se interessar legitimamente por elas. Isso significa ser atencioso, chamar pelo nome, mandar mensagens em datas festivas e outros simples cuidados que fazem toda a diferença no atendimento.
4. Saber ouvir
Empatia e escuta ativa são competências que podem ser aprendidas e que são o trunfo de um vendedor campeão. Sua equipe precisa se colocar no lugar do cliente e entender os seus problemas, desejos e necessidades, sem querer pensar como ele. É necessário ter sempre uma solução baseada no que se ouviu, não no discurso que foi preparado para falar para ele.
5. Honestidade acima de tudo
Entender o cliente e atendê-lo nas suas necessidades é, acima de tudo, agir de forma ética e honesta. Seus vendedores não podem tentar empurrar uma solução que o seu cliente não precise ou que a empresa não entregue conforme prometeu. Afinal de contas, o cliente é o maior ativo do seu negócio e por isso, seus vendedores precisam ser confiáveis para manter o vínculo duradouro e continuar gerando renda.
6. Boa imagem e reputação
Vendedor de loja que atende com desinteresse e desdém, colhe desinteresse e desdém. As imagens dos seus vendedores comunicam a imagem da sua loja! E isso em vendas é fatal, cuide para que todos os clientes tenham uma boa referência de seus funcionários, para manter uma boa reputação perante os clientes.
7. Treine muito
Essa é a dica mais importante de todas! Ainda que muitos de seus vendedores digam “eu estou cansado de fazer isso e venho gerando resultados, porque preciso treinar agora?”. Simples assim: Você toma banho todos os dias e nem por isso os efeitos desse banho permanecem duradouros a ponto de você ficar um ano ou mais sem tomar outro! Treinamento é isso. No passo em que as coisas vêm evoluindo, não damos conta de nos atualizarmos na mesma velocidade. Portanto, se nossos vendedores pararem no tempo em algum momento não alcançaremos mais a concorrência.
Se você é um micro ou pequeno empresário, tem seus vendedores, talvez a capacitação de seus funcionários seja a melhor dica! Conheça a solução de cursos online voltada para o varejo e com treinamentos específicos de vendas e atendimento. Com pacotes mensais e acessível para o perfil da sua loja.